top of page
Foto do escritorlucian brum

Trzeciak conversa com setor de transporte sobre o Polo Pelotas



Deputado federal reuniu-se em Pelotas com a direção do Setcesul


O futuro do Polo Rodoviário Pelotas, um dos temas estratégicos mais importantes para a Metade Sul, com expectativa de novo leilão em 2025, foi pauta da reunião entre o deputado federal Daniel Trzeciak e a direção do Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Cargas do Extremo Sul (Setcesul), entidade que representa o segmento de logística do Estado.


Trzeciak resgatou as ações do mandato contra o pedágio mais caro do Brasil na atualidade, R$ 19,60, cobrado nas BRs-116 e 392, o que ampliou a desigualdade econômica entre as Metades Norte e Sul. Ele também atualizou os representantes das empresas de transporte da última reunião que teve com o ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), e o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale.


A expectativa, disse o parlamentar, é que se cumpram as informações passadas em Brasília no último dia 17. Primeiro, que o contrato com a Ecosul, cuja vigência se encerra em março de 2026, não seja renovado, e em segundo que o novo leilão para escolher a próxima concessionária aconteça até novembro do ano que vem. O cronograma de ações por parte da ANTT também é aguardado, ainda em outubro, assim como a realização de duas audiências públicas para ouvir e receber sugestões da sociedade até o mês de dezembro. O TCU cobrou a Agência a apresentação do cronograma.


A direção do Setcesul também acompanha de perto o processo de mudança na gestão do Polo Pelotas e, assim como o deputado, defende o leilão e tarifas mais baratas. A entidade atua com abrangência em 20 municípios: Pelotas, Bagé, Rio Grande, Capão do Leão, Herval, São Lourenço, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar, Jaguarão, Arroio Grande, Pinheiro Machado, Canguçu, Pedro Osório, Lavras do Sul, Piratini, Santana da Boa Vista, Caçapava do Sul, Tavares, Mostardas e Morro Redondo.


***

1 visualização

Comments


bottom of page