Recurso histórico anunciado pelo deputado federal Daniel Trzeciak
A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) de Pelotas conquistou um investimento histórico nesta sexta-feira (19/05). A pasta receberá R$ 1.063.728,00 para revitalizar as estradas das colônias - parte será usada ainda na sinalização turística. O anúncio foi feito pelo autor da emenda parlamentar, deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), à prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) e ao secretário e vice-prefeito do município, Idemar Barz (PSDB).
O recurso irá beneficiar diretamente os 22.089 moradores da zona rural, que usam os 1.280 quilômetros de estradas do interior para escoar a produção e deslocar-se no dia a dia. Também os turistas que procuram os atrativos rurais, assim como os estudantes, passarão a ter vias em melhores condições.
Atualmente, 6,7% da população de Pelotas vive no interior, espalhada pelos distritos Z-3 (2º), Cerrito Alegre (3º), Triunfo (4º), Cascata (5º), Santa Silvana (6º), Quilombo (7º), Rincão da Cruz (8º) e Monte Bonito (9º). Os agricultores familiares são maioria e representam 71%. Seguem os pescadores artesanais (15%); os agricultores não familiares (6%); os pecuaristas não familiares (6%); os quilombolas (4%) e os assentados, indígenas e pecuaristas familiares (menos de 1%).
"Sem dúvida, requalificação de estradas e pontes (como será feito o investimento). Vamos aumentar o parque de máquinas, não comprando, mas alugando, que sai mais barato do que contratar uma empresa que faça essas melhorias. Alugando patrolas, motoniveladoras e caçambas, com os nossos motoristas, podemos trabalhar em todos os distritos, dando reforço ao maquinário que já temos aqui. Com certeza vamos dar uma resposta bem positiva àqueles que tanto precisam de melhorias. Eu falo em estradas e pontes porque é a espinha dorsal na colônia. Tudo passa por elas, é o turismo, a agroindústria, os abatedouros, os (veículos) escolares", disse o secretário Idemar Barz.
A equipe da SDR também irá planejar a melhor forma de contemplar 100% dos distritos com o serviço que será contratado a partir da destinação da emenda. Por ser recurso livre, sem vínculo com algum ministério, o processo de liberação da verba tende a ser mais rápido.
O deputado Daniel Trzeciak lembrou que a manutenção das estradas é fundamental e uma forma de contemplar quem circula a trabalho, ensino ou lazer. "O recurso, parte dele, também vai para que a gente consiga produzir uma sinalização adequada ao turismo. Tenho certeza que esse mais de R$ 1 milhão vai fazer muita diferença na vida de quem mora na colônia", falou.
Quatro máquinas já entregues
Além da emenda anunciada nesta sexta-feira, o deputado já entregou desde 2019 à Secretaria de Desenvolvimento Rural de Pelotas quatro máquinas usadas na manutenção das estradas: uma patrola, um caminhão-caçamba, uma escavadeira hidráulica e uma retroescavadeira.
***
Mande uma mensagem para nosso WhatsApp: (53) 99945-9045
Comments