Instituição é a terceira beneficiada com o Auxílio-Mudança do deputado federal Daniel Trzeciak
Um dia especial para a Associação de Pais e Amigos de Jovens e Adultos com Deficiência (Apajad) de Pelotas. Na tarde desta terça-feira (28/02), na volta das atividades em 2023, a instituição recebeu material escolar, impressora multifuncional e uma barra espaldar, usada para exercícios de reabilitação. O material foi adquirido com recursos do Auxílio-Mudança do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), que é contrário ao pagamento e abriu mão do benefício pela segunda vez.
A Apajad foi criada há oito anos e trabalha para promover a socialização através de atividades que estimulem a criatividade, autonomia e satisfação pessoal de jovens e adultos, e que não encontram mais na rede pública ou privada atendimento especializado.
Os alunos receberam os materiais da equipe do gabinete do deputado federal Daniel Trzeciak
A diretora Ana Maria Mota destaca a importância do trabalho a esse público, principalmente na aprendizagem da convivência com o mundo externo. Sem a socialização, a maioria teria como rotina a permanência em casa boa parte do dia, sem acesso a oportunidades como o convívio com outras pessoas e a participação nos projetos em grupo. As ações contemplam hoje 23 alunos com idades que variam de 24 a 60 anos.
Sobre a doação do material adquirido com recursos do Auxílio-Mudança, a diretora cita principalmente a barra espaldar. A Apajad mantém um convênio com a Fisioterapia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o equipamento será fundamental para a prática dos exercícios.
O deputado Daniel Trzeciak reforçou a decisão de abrir mão do benefício a favor de instituições assistenciais. "Sou contra esse pagamento, por isso apresentei projeto para acabar com a oferta de um recurso a parlamentares reeleitos. Políticos não precisam de privilégios, é dinheiro dos cidadãos, para ser usado pelos cidadãos".
No primeiro mandato, em 2019, o dinheiro foi usado na compra de 13 macas entregues ao Pronto-Socorro de Pelotas. O Auxílio-Mudança é pago pela Câmara dos Deputados a cada quatro anos, no valor de uma remuneração mensal, com a justificativa de compensar as despesas da mudança e do transporte.
Além da Apajad, também já foram contemplados o Lar de Jesus, que se dedica ao ensino de crianças em situação de vulnerabilidade, e a Escola Especial Alfredo Dub, focada na educação de surdos.
O que foi entregue
- Kits escolares
- Impressora multifuncional com Wi-Fi
- Barra espaldar de madeira, usada no fortalecimento e controle muscular, correção da postura, ganho de flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora.
Saiba mais
- A Apajad atua desde setembro de 2014.
- Trabalha com o objetivo de promover ações para jovens e adultos com deficiência, acima dos 24 anos de idade.
- É composta por mães, pais e apoiadores da comunidade.
- Promove a inclusão através de atividades que estimulem a criatividade, autonomia e satisfação pessoal dos alunos.
***
Mande uma mensagem para nosso WhatsApp: (53) 99945-9045
Comments